Por que me casei ?

Posted: terça-feira, 27 de outubro de 2009 by Marcelo Augusto in Marcadores: , ,
9


Leia Mais

Por que me casei? é uma obra recente e educadamente bem feita. O filme traz uma reflexão talvez exagerada dos relacionamentos modernos, levanta a temática entre homem e mulher, e tempera tudo ao sabor negro de se viver.

Sinteticamente, o filme narra a trama de um grupo de casais que se juntam para jantar harmonicamente durante uma noite de inverno. Durante esse evento, conhecemos as personalidades de todos os envolvidos e acompanhamos um jantar comum e tranquilo. Mas nem tudo que imaginamos é o que parece ser. No meio do jantar, uma briga verbal começa, e com ela, todos os segredos são levados a tona.

Pode-se dizer que os segredos revelados perfazem muito bem tudo aquilo que uma vida conjugal não gostaria de ouvir: traição, falta de amor, desapego, mentiras e tudo mais. Envolvidos por essa situação, os quatro casais entram em colapso e somos levados a ver um verdadeiro dossiê conjugal, onde as histórias devem ser reescritas, remodeladas e até, reinventadas.





Bem filmado, o filme traz a alma ( e a música!) soul da América com personagens negros vivendo o jeito americano de se viver. O elenco é bem estruturado, e atribui ao filme o ritmo que desejava. Dentre os atores, encontram-se Janet Jackson intepretando uma psicologa madura e Jill Scott interpretando uma mulher sem nenhuma estima e valor interno.

Por que me casei ? é um filme dramático com nuances cômicas, e se revela, além disso, um típico filme urbano, mostrando vidas normais sofrendo problemas pessoais. A atmosfera do filme é bem criada, e dá á trama o tom certo.

Um ponto curioso do filme é a sua mixagem interna de diferentes núcleos, que são os quatro casais, cada um sofrendo com seu dilema conjugal. Por causa desse leque de personagens, é possível fazer uma preferência e é possível, inclusive, criar uma torcida por algum casal favorito.








O filme, no entanto, é fraco. Apresenta coerência em seus acontecimentos, mas não traduz de forma concisa um filme reflexivo; Por que me casei ? está muito mais para uma sondagem urbana, sem aprofundamentos de análises. Nota-se muitos exageros nas situações, o que deixa o filme um pouco forçado. No entanto, a maturidade que a obra apresenta torna a sinopse em um filme delicioso de se ver, charmoso e inclusive, envolvente.

Os atores interpretam razoavelmente bem seu personagens ( com a excessão de algumas atrizes, que mostram o quanto são péssimas,  lê-se Sharon Leal), a música aperfeiçoa a atmosfera de clima soul, as verdades reveladas no jantar são polêmicas ( e até exageradas, eu diria.) e a direção do filme produziu um bom arranjo de cenas. Com tudo isso, o filme já se torna cabível de ser assistido e realmente, não decepciona.





Por que me casei ? é um filme simples, de fácil acompanhamento, temperado pela viva alma negra. A obra é incrivelmente satisfatória e possui um feeling bem tímido, voltado principalmente para a personagem de Jill. Aconselho a vê-lo, já que é sempre bom presenciar um filme sem tantos fins comerciais como tem aparecido. Um filme clean e elegante, Por que me casei é um bom entretenimento, e só.

Abraços.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Estranho, sua resenha ficou um tanto dúbia, meu amigo. Até a metade você, de certa forma, exalta vários pontos positivos do filme - e finaliza detonando...

    Bom, eu preciso assistir, já coloquei na minha lista.

    Abração!

  1. LuEs says:

    Não acho que você foi dúbio ao descrever o filme. Percebi que ressaltou tanto as aspectos positivos quanto os negativos.
    Alguns filmes possuem um boa temática, mas o roteiro não a explora bem. Em alguns casos, o assunto parece não se desenvolver. A capacidade técnica nem sempre está ligada diretamente à qualidade artística e, mesmo em filmes medianos, podemos nos entreter bastante.
    Caso eu tenha a oportunidade, eu verei esse filme. Não é, porém, umas das minhas prioridades. Já "Melinda e Melinda", anseio por ver!

  1. Oi !

    Pessoalmente, gostei de sua crítica. Vc escreve bem e falou de cada detalhe do filme de forma clara e objetiva. Não ficou cansativo.
    Uma boa pedida. Gosto de filmes deste tipo, que nos fazem pensar e o título deste é bem sugestivo.
    E o interessante ser um filme composto por atores negros. Muito bom.
    Um abraço.

  1. Wally says:

    Não costumo gostar do cinema de Tyler Perry, que acho superficial.

  1. LuEs says:

    Marcelo, aviso que o Literatura e Cinema está mudando de enderenço. Como o servidor do Terra estava dando muitos problemas, nós resolvemos mudar para o blogger. Então eu e o Renan queríamos pedir que você substitua o link velho pelo novo.

    http://literarioecinematografico.blogspot.com/

    Se tiver msn, me adiciona. ;)
    luis-adl@hotmail.com

  1. Dewonny says:

    Nunca tinha visto falar desse, q ñ fiquei muito interessado!
    Abs! Diego!

  1. Tinti Titanium Phone Case & Case - Titanium Arts
    Tinti Titanium phone cases are งานออนไลน์ designed to provide the titanium curling iron ultimate titanium rod in femur complications premium phone titanium gravel bike design, premium quality titanium water bottle and superior service. Tinti is a unique design